Pages

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Luzes para o Natal da Copa

Via Novo Jornal

Ainda falta mais de quatro meses para o Natal, mas os primeiros preparativos para a festa deste ano já ocupa a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), que finalizou um projeto de iluminação urbana orçado em R$ 4,5 milhões. Com o tema geral sobre a Copa de 2014, a partir da segunda quinzena de novembro os principais corredores da cidade deverão ser iluminados, a exemplo da BR 101 (sentido Neópolis), Ladeira do Sol e Avenida Engenheiro Roberto Freire, que receberão adornos em figuras de jogadores de futebol iluminados nas cores verde e amarelo.

Pelo projeto, a instalação das peças será feita em duas etapas. A primeira deve começar na segunda quinzena de novembro e a segunda em março de 2014, quando a cidade ganhará novos enfeites luminosos até o término dos jogos mundiais. “Em janeiro retiraremos a iluminação natalina e deixaremos somente as peças que retratam a copa. Em março, novos adereços serão incorporados e aí sim seguirão acesos até o final da Copa do Mundo”, explica o secretário Raniere Barbosa.

“Elaboramos este projeto como forma de priorizar o momento único que Natal vai viver, com as festividades de Natal antes de sediar a Copa do Mundo”, justifica, destacando a árvore de Mirassol como elemento importante neste contexto. Ela vai receber uma nova iluminação com a qual mudará de cor de acordo com a bandeira que o painel de LED, localizado no alto de sua estrutura.

“No alto da árvore terá um painel que mudará de bandeira; se for do Brasil, por exemplo, a árvore ficará verde e amarela, se for da Argentina, branco e azul... e assim por diante”, explica Barbosa. Ainda estão previstas decorações especiais para o Forte dos Reis Magos, que deve ganhar luzes verdes e amarelas em seu entorno; o viaduto do 4º Centenário, que deve receber o contorno de jogadores e uma grande bola de futebol com as bandeiras dos países participantes; e as pontes de Igapó, que receberá jogadores gigantes verdes e amarelos, e Newton Navarro, que ganhará refletores verdes e representações gigantes do mascote da Copa de 2014, o Fuleco.

Rebatendo críticas, o secretário de Serviços Urbanos afirma que o investimento no valor de R$ 4,5 milhões para implantar a iluminação urbana de 2013/2014 está sendo viabilizado através do “Cosip”, taxa que o contribuinte paga mensalmente na conta de luz e que só pode ser destinada à iluminação pública e manutenção das vias urbanas.

“As pessoas criticaram o valor do projeto, diante da situação financeira da prefeitura, mas é dinheiro de rubrica carimbada: só pode ser gasto em decoração pública e manutenção, caso não seja gasto esse dinheiro se acumula”, explica o secretário, comentando também que nenhum material será reaproveitado dos anos anteriores.

“Portanto, esses 4 milhões e meio não poderiam ser gastos em saúde, educação ou qualquer outro serviço, senão este, de iluminação”, completa, informando ainda que o recurso do Cosip atualmente rende ainda outros processos licitatórios dentro da secretaria, como o de monitoramento e novas tecnologias.

A licitação para a iluminação natalina deve ser encaminhada à Secretaria de Obras ainda esta semana e a expectativa é que em até 30 dias o projeto seja aprovado, tornando público os vencedores em outubro. A árvore deve ser a prioridade, já que a Semsur articula um projeto em parceria com a Fundação Capitania das Artes (Funcarte) para que a árvore seja ligada uma vez por mês, junto com uma programação cultural na região.

Um comentário:

  1. Ao invés de iluminar vários cantos da cidade com poucas luzes, por que não escolher uma avenida só e fazer uma belíssima iluminação, como outras cidades fazem? Assim o natalense teria para onde ir nas festa de Natal.

    ResponderExcluir