Pages

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Obras importantes de drenagem da prefeitura



Para diminuir os transtornos causados chuvas, a Prefeitura do Natal trabalha desde o ínicio do ano em obras de drenagem na capital. A principal delas é o Túnel de Macrodrenagem que vai beneficiar diversos bairros das zonas sul e oeste. A expectativa é que só essa obra elimine 32 pontos de alagamentos. A previsão é que ela esteja concluída em maio de 2014. Além dela, obras na Av. das Alagoas foram iniciadas e a drenagem de Capim Macio e de Nossa Senhra da Apresentação foram retomadas.


TÚNEL DE MACRODRENAGEM

Começou no dia 21/05 a escavação do primeiro poço do Túnel de Macrodrenagem. As intervenções constam da limpeza e urbanização de cinco lagoas: a de São Conrado em Dix-Sept Rosado, duas do Centro Administrativo (que serão interligadas por meio de nova tubulação com diâmetro superior ao existente); e duas da Cidade da Esperança. Essas cinco lagoas serão interligadas a um túnel com 4.500m de extensão e diâmetro medindo 2,20 a 3,00m que será construído a partir das lagoas do Centro Administrativo. O túnel segue adiante passando pela Av. Jerônimo Câmara até chegar a Av. Interventor Mário Câmara - onde haverá uma bifurcação - com um braço saindo para a Lagoa de São Conrado e outro para as lagoas da Cidade da Esperança. O percurso prossegue na Av. Jerônimo Câmara até a Rua dos Caicós, pegando a Rua Miguel Castro a esquerda em direção ao Rio Potengi.

A meta é eliminar as enchentes dos bairros de Lagoa Nova, Nova Descoberta, Dix-Sept Rosado, Candelária, Bom Pastor, Cidade da Esperança e Nazaré. Além de urbanizar as lagoas do Centro Administrativo, Lagoa de São Conrado, lagoas da Cidade da Esperança, Lagoa dos Potiguares, Lagoa do Preá e reservatório de primeiras chuvas. Esta obra visa a resolver 32 pontos críticos de alagamentos em diversas ruas das zonas Sul e Oeste. 


DRENAGEM DA AVENIDA DAS ALAGOAS

Feita para acabar com os contantes alagamentos da Av. das Alagoas e da Av. Ayrton Senna, a obra está em fase de conclusão. A intervenção vai interligar as lagoas do Makro e a da Av. Ayrton Senna.

No atual sistema de escoamento pluvial as águas da Lagoa do Makro são bombeadas para a Lagoa da Ayrton Senna, que por sua vez, deságuam em Alagoinha, um reservatório natural existente na região. Com essa intervenção do município, essa interligação deixará de existir e as águas de cada lagoa de captação irão diretamente para Alagoinha, acelerando o processo de drenagem.

A Prefeitura do Natal investiu R$1.750 milhões de recursos próprios na obra.

DRENAGEM CAPIM MACIO

A retomada dos serviços de drenagem de Capim Macio iniciou na quinta-feira, dia 15/08, com data de conclusão prevista para início de 2014. A obra é fruto de uma ação conjunta entre os governos federal e municipal e será executada pela Construtora Queiroz Galvão.

A informação é do secretário adjunto de obras da Semopi, Caio Múcio. Segundo ele, o benefício refere-se à complementação da drenagem e pavimentação de dez ruas que receberão blocos intertravados de concreto pré-fabricados em substituição ao piso com paralelepípedos.

DRENAGEM NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO

As obras de Nossa Senhora da Apresentação, que estavam paralisadas há cerca de três anos, foram retomadas pela Prefeitura do Natal nesta terça-feira 13/08. As ações estão voltadas para a melhoria da malha viária, com a pavimentação de ruas e urbanização de lagoas. O objetivo é acabar com os transtornos causados pelas chuvas e facilitar o acesso dos serviços essenciais proporcionando a melhoria de vida dos seus moradores.

O serviço compreende a pavimentação bripar (paralelepípedo com rejunte de brita e asfalto), contemplando 16 ruas distribuídas em quatro loteamentos localizados no Nossa Senhora da Apresentação, além da urbanização de duas lagoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário