Pages

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Semob investe para melhorar a fiscalização de trânsito em Natal



A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) é o órgão da Prefeitura que atua na fiscalização do trânsito de Natal e nas políticas públicas para o transporte público. 

Recentemente, a Secretaria encaminhou para o Governo Federal um projeto de investimento em mais de R$ 500 milhões no transporte público da cidade, que inclui o Plano Cicloviário e a construção de 26 km de faixas exclusivas para o BRT

O Blog da Prefeitura encaminhou três perguntas para a Semob sobre a fiscalização de trânsito em Natal. 

Nas respostas, a Semob explica como funciona a fiscalização atual e adianta: pretende realizar concursos públicos para a constratação de mais fiscais e estuda a contratação de de uma empresa especializada em trânsito para melhorar as ações na cidade.

Leia.

1.: Quantos fiscais (amarelinhos) existem na SEMOB?

A SEMOB divide a fiscalização em duas frentes: por meio dos Agentes de Trânsito (Amarelinhos) e dos Fiscais de Transporte (Azul). Hoje, o órgão conta com 98 Agentes de Trânsito + 120 Fiscais de Transporte.


2.: Como é feita a fiscalização?

A fiscalização dos Agentes de Trânsito (amarelinhos) é realizada nos principais corredores viários da cidade, intervenção em vias públicas para obras, eventos e manifestações, além da operação para fiscalizar o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro.

A Fiscalização dos Fiscais de Transporte é realizada nos terminais de ônibus, paradas de ônibus, opcionais, além de vistorias em táxis, transporte escolar e de fretamento.


3.: A SEMOB tem algum projeto de melhoria para a fiscalização?

Uma das melhorias é a de promover um conurso público para contratação de mais agentes de trânsito. O ideal é que a cidade tenha 1 agente de trânsito para cada 1.000 veículos, segundo Walter Pedro da Silva, Secretário Adjunto da SEMOB. Walter adianta que o órgão planeja ainda realizar um estudo para contratação de uma empresa especializada em trânsito no mesmo modelo da Companhia Estadual de Trânsito de São Paulo para auxiliar na operação diária do sistema.

Quanto a melhorias na fiscalização do transporte público,  a idéia central é utilizar as novas tecnologias como GPS e sistemas inteligentes de informações como instrumentos eficiente na fiscalização do transporte público de passageiros. 

4.: Existe algum número pra contato? Caso alguém queira chamar a fiscalização?

O número do telefone para acidentes de trânsito, manutenção de semáforos e intervenção viária é o (84) 3232 4930. Já para operações e reclamações envolvendo o transporte público de passageiros o telefone é o (84) 3232 9107. (O serviço funciona de segunda a segunda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário