Pages

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Festivais e filmes no guarda-chuva do Cine Natal

Via Tribuna do Norte

O segmento audiovisual natalense começa a colher frutos das articulações travadas com a Fundação Capitania das Artes ao longo do primeiro semestre, quando foram postas na mesa reivindicações antigas como incentivos para novas produções e apoio capaz de viabilizar eventos e/ou festivais. A edição de quarta-feira (31 de julho) do Diário Oficial do Município materializa as conversas entre gestores e realizadores, e abre inscrições para interessados em produzir curtas-metragens de ficção. Elas seguem até o dia 13 de setembro. O Edital Cine Natal 2013, elaborado para reunir sob o mesmo guarda-chuva mostras de filmes, oficinas de qualificação, palestras e debates, também abre espaço para financiar festivais promovidos na cidade há pelo menos dois anos.

Baixe o edital
Alex RégisO Festival de Cinema de Natal é um dos projetos habilitados a participar do edital Cine NatalO Festival de Cinema de Natal é um dos projetos habilitados a participar do edital Cine Natal

Os valores são convidativos: cada um dos três roteiros inéditos selecionados receberá R$ 15 mil para ser realizado; já na categoria eventos, o município disponibilizou R$ 200 mil para patrocinar os projetos habilitados – nessa categoria não há um número fechado de contemplados. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 13 de setembro. 

Na categoria curtas de ficção serão aceitas inscrições de pessoas físicas que tenham relação direta com o projeto e comprovem ao menos dois anos de efetiva atuação na área de audiovisual. Já o patrocínio para festivais pode ser pleiteado por pessoas jurídicas de direito privado com ou sem fins econômicos e que também tenham dois anos no mercado. “Os festivais continuarão com suas marcas independentes, mas passam a integrar a programação oficial de fim de ano da Prefeitura”, informou o sociólogo e produtor cultural Josenilton Tavares, um dos que contribuíram com a elaboração do edital. 

Um dos critérios básicos para um festival ser habilitado esbarra no período de realização, que terá que coincidir com os planos do município. “Se um evento é realizado no mês de fevereiro, por exemplo, nada impede dele apresentar uma outra proposta para dezembro. O edital não invalida ou anula qualquer cronograma, mas o Cine Natal é um produto público criado com o intuito de fomentar festivais existentes e possibilita a produção de roteiros ficcionais em um determinado período”, esclarece.

Tavares diz que será observada a natureza de cada festival e o que eles promovem. “Trata-se de um processo em curso, que partiu de diálogos com o próprio segmento”, reforça.

O texto do edital enumera como finalidade selecionar roteiros de obras audiovisuais cinematográficas de curta-metragem em ficção de produção potiguar independente; fomentar o desenvolvimento de atividades cinematográficas em Natal, proporcionando financiamento para montagens de forma democrática e acessível a todos os cineastas da cidade; proporcionar fomento de novos projetos que prevejam ações formativas e de inserção dos cineastas da cidade; promover a continuidade de produções audiovisuais da cidade para além de festivais; capacitar roteiristas, produtores e realizadores do audiovisual da cidade contribuindo com a formação e a profissionalização do setor; e apoiar grupos que promovem Festivais de Cinema regularmente com o objetivo de articular e fortalecer o segmento cultural audiovisual do município de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário