Pages

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Projeto de licitação pretende integrar transporte da Região Metropolitana de Natal

Audiência de licitação na Zona Oeste

A Secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina dos Santos, disse hoje, em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, que quer integrar o sistema de transporte dos municípios da região metropolitana com Natal.

A iniciativa só será possível após a licitação de transporte público. As audiências públicas para debater a lei autorizativa iniciaram nesta quarta-feira (25) e seguem até o dia 2 de outubro. Estão ocorrendo em todas as zonas de Natal.

Ao final dos debates, a lei autorizativa será encaminhada a Câmara Municipal de Natal e, depois da aprovação, vai iniciar a confecção do projeto de licitação.

Outras audiências públicas estão previstas para depois que a lei autorizativa da licitação estiver em vigor.

Veja a entrevista

 

Qual importância dessas audiências públicas que iniciam hoje?

A importância é a transparência e ter a participação da sociedade. Essas primeiras audiências dizem respeito à lei autorizativa. A lei tem as diretrizes para o processo licitatório que será o passo seguinte.

A população poderá opinar com relação ao transporte? Dizer quais linhas são necessárias?


Ainda não. Amanhã vamos explicar bem como as audiências irão funcionar. Seremos claros. Nesse momento, o que será discutido é o projeto de lei onde vai dar início a esse processo de licitação do transporte coletivo. Nesse projeto de lei, há as diretrizes do processo e é interessante ter a participação popular.

E quando o edital será debatido mesmo?

Nas próximas reuniões, após aprovação da lei, é que passará para o edital e vamos discutir com a população. Mostrar o que está planejado e saber se atende a demanda da população. Mas isso será num segundo momento.

E com relação à licitação do transporte na RMN? Existe preocupação?

A preocupação existe. O nosso projeto prevê a integração intermodal com o transporte da RMN. Há uma previsão de integração futuramente que pode ser com trem, ônibus ou alternativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário