Pages

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SMS vai reabrir seleção para preencher vagas nas UPAs

Foto Alberto Leandro/TN


A Secretaria Municipal de Saúde abrirá um novo processo para contratar profissionais, na próxima semana, na tentativa de preencher especificamente as vagas remanescentes da seleção simplificada cujo resultado foi divulgado na edição desta quinta-feira, 3, do Diário Oficial do Município. Há dificuldade em preencher as vagas para médicos. Apenas 19, de um total de 110 vagas, foram preenchidas.

Os profissionais selecionados irão trabalhar na rede de atenção à saúde, no município do Natal, por período de um ano. Ao todo foram 469 nomes selecionados. A SMS não conseguiu preencher 101 vagas — 91 médicos e 10 técnicos laboratoriais. O secretário municipal de Saúde de Natal, Cipriano Maia, pretende fazer uma “reconvocação” após o dia 8 deste mês. Na semana passada, a SMS já havia externado preocupação com a baixa adesão dos médicos para preenchimento dos postos oferecidos. Apenas 39 médicos se inscreveram no processo seletivo.

Somente a Unidade de Pronto Atendimento da Cidade da Esperança deve receber 200 desses profissionais, o que, segundo a SMS, garantirá seu funcionamento. O Município vem enfrentando problemas quanto à contratação de pessoal para a composição da rede de saúde. A vacância de médicos segue. Há também dificuldade em preenchimento das vagas ofertadas para o cargo de técnicos de laboratório. A Secretaria não conseguiu preencher dez, das 19 vagas. “Vamos fazer um novoprocesso para completar as vagas. Isso será após os resultados dos recursos e a convocação”, disse Cipriano Maia. A divulgação desses resultados está prevista para o próximo dia 8.

A UPA da Cidade da Esperança deverá contar com 57 médicos, sendo 28 clínicos gerais, 10 ortopedistas e 19 pediatras. O secretário afirmou que ainda não se sabe quantos médicos da atual lista de classificados irão compor o quadro profissional da unidade, visto que a seleção contempla também a UPA de Pajuçara, na Zona Norte.

Ele adiantou que após a rechamada, se a demanda não contemplar os planos da Secretaria, o resto da escala médica será formada pelos profissionais da Cooperativa Médica do RN (Coopmed/RN). É assim que funciona na UPA de Pajuçara, e por isso, Cipriano Maia se mantém tranquilo quanto à inauguração e funcionamento da nova unidade na zona Oeste da capital.

O secretário de Saúde  diz que praticamente todo o quadro médico em Pajuçara é formado por membros da Coopmed e que o contrato em vigor termina no mês que vem e também já tem a previsão de ser renovado, com a disponibilização de profissionais para atuarem nas diversas unidades de saúde  municipais.

Por isso, para ele não haverá mudanças drásticas com ou sem o quadro completo de profissionais contratados por esse último processo seletivo. Contudo, ainda não há uma negociação em aberto com a cooperativa quanto à UPA da Cidade da Esperança.

A inauguração da unidade de saúde, classificada como porte III – Pajuçara é porte II – e prevista para o final do mês, é prometida há mais de três anos. A ordem de serviço para inicio das obras foi assinada em agosto de 2010 pela então prefeita Micarla de Sousa, mas o local ainda não está  pronto para abrir as portas. O custo de toda a obra passa dos R$ 4 milhões. Mas o secretário de Saúde diz que a unidade já conta até com os móveis e equipamentos hospitalares, adquiridos com recursos próprios, mas ainda falta o acerto financeiro  com fornecedores.

A lista de classificados contém 20 assistentes sociais, 150 enfermeiros, 13 farmacêuticos, 27 farmacêuticos bioquímicos, 12 médicos de clínica geral, um médico pediatra, três médicos psiquiatras, 11 nutricionistas, 175 técnicos em enfermagem, 10 técnicos em laboratório e 47 técnicos em radiologia. O serviço de motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) receberá técnicos de enfermagem e o Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste, o Hospital dos Pescadores e as duas UPAs receberão técnicos de radiologia.

Reforma nas UBS

As obras nas 23 unidades com estrutura precária e que precisam de reforma, segundo lista da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, começam em até dez dias. Segundo o secretário titular da pasta, Cipriano Maia, a demora se deve à burocracia na criação e aprovação dos projetos, mas que em breve será concluída a contratação das empresas e a execução da obra.

A demora no processo de repasse dos recursos no valor de R$ 8 milhões para a reforma na rede municipal de saúde por parte do Governo Federal fará com que o prefeito Carlos Eduardo prorrogue o estado de calamidade  por mais três meses ao final de outubro. Segundo Maia, assim que os contratos forem assinados, as obras serão iniciadas. “Nos próximos dez dias teremos uma definição quanto às obras”, disse.

Ainda segundo o secretário, outras unidades já passam por serviços de manutenção. A unidade de saúde do Vale Dourado – na Zona Norte – já teve os trabalhos concluídos. As unidades de Gramoré e Nova Natal já estão em processo de finalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário