Pages

quarta-feira, 5 de março de 2014

Baiacu na Vara e Bloco do Gari encerram carnaval na Redinha

Mais de 500 pessoas se apertam nas estreitas ruas do bairro da Redinha, zona norte de Natal, no desfile de encerramento do carnaval multicultural 2014. Os foliões integram os tradicionais blocos Baiacu na Vara e o dos Garis, que neste ano homenageiam a Copa do Mundo 2014. Nesta quarta-feira de cinzas, os blocos desfilam juntos no percurso já conhecido entre a praia da Redinha e a praça do Cruzeiro. 

Foto: Emanuel Amaral
Um efetivo com 20 fiscais de trânsito – os conhecidos “amarelinhos” – foi designado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para acompanhar o trajeto dos blocos e evitar acidentes de trânsito. Outra equipe, desta vez composta por sete fiscais ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) também acompanhou o grupo. O objetivo era coibir o uso de carros amplificadores de som e dos paredões, proibidos na cidade desde 2011.

Para quem deseja encerrar a temporada de folia com uma festa popular, a Redinha é o caminho certo. Entre os foliões, é possível encontrar desde crianças de colo até idosos. Uma das foliãs mais animadas é a aposentada Nair Damasceno, de 97 anos. Acompanhada do filho e na nora – Álvaro e Gláucia Damasceno – era a primeira vez que Nair assistia ao desfile do Baiacu na Vara de perto. “Estou gostando. É um carnaval muito animado”, comenta a aposentada, entre um gole e outro de cerveja.

Já o casal Robson e Talita Dias levavam a pequena Maria Elizabeth para desfilar pelo terceiro ano seguido. “Desfilar no Baiacu é uma tradição para quem mora na Redinha, e principalmente entre a minha família. Eu desfilo desde que era criança. É o último bloco e também o mais animado”, comentou a foliã.

Com o tema Baiacu na Copa, o irreverente bloco da Redinha também preparou uma homenagem aos músicos. Os bonecos que caracterizam o bloco eram inspirados no maestro potiguar Dionísio Lima. “Quisemos fazer uma homenagem a todos os músicos que trabalharam neste carnaval, mas que nem sempre são reconhecidos”, afirmou Cristina Medeiros, idealizadora e coordenadora do bloco Baiacu na Vara.

Já o Bloco dos Garis, que completou o seu 14º desfile, trabalhou as fantasias e estandartes com base na Copa do Mundo 2014. “Este ano está sendo o melhor ano do Bloco dos Garis. Tivemos apoio da Prefeitura e das empresas parceiras da Urbana. Sempre trazemos a figura do gari como principal homenageado, mas também quisemos trazer o futebol e a Copa, que todo mundo gosta”, afirmou Francisco das Chagas, fundador do Bloco.

Até o encerramento da festa, no final da tarde, a expectativa é que os blocos reúnam mais de quatro mil pessoas na Praça do Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário