Pages

segunda-feira, 17 de março de 2014

Obras de mobilidade atingem 65%


Foto: Alberto Leandro
 
 
Apesar das chuvas que caíram em Natal na semana passada atrasarem os serviços, as obras de mobilidade no entorno da Arena das Dunas já atingiram 65% e seguem dentro do cronograma estabelecido,  segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi).

A obra é de responsabilidade do consórcio entre as construtoras Queiroz Galvão e Ferreira Guedes, que contemplam três lotes. O lote I é referentes aos serviços da Avenida Mor Gouveia; o lote II terá a construção de dois viadutos, seis túneis e duas passarelas para pedestres; e o lote III abrange os serviços de acessibilidade das calçadas e foram iniciadas no fim de outubro do ano passado. Trabalham hoje nos locais cerca de 920 pessoas 24h por dia para entregar as obras até o mês de maio.

Foi investido nas obras o montante de R$ 222 milhões do Governo Federal com a contrapartida da Prefeitura de Natal, que não foi informada pelo secretário da Semopi Tomaz Neto. A conclusão da obra está prevista para maio deste ano. O único atraso até o momento acontece nas obras de drenagem nos arredores da Arena Dunas, que irão englobar 28 canais interligando o sistema de drenagem de águas pluviais entre as zonas Sul e Oeste de Natal.

O primeiro problema ocorreu na Avenida Jerônimo Câmara, nos poços 20, 21, 22 e 23 onde foram encontradas cavernas com mais de 13 metros cada. De acordo com o secretário da Semopi, Tomaz Neto, as cavernas foram criadas devido ao acúmulo de águas e a mediada que eram drenadas uma parte do segmento (areia fina) era retirando aumentando a profundidade das cavernas.

“Nós teremos um atraso de cerca de 70 dias nas obras de saneamento, que não fazem parte dos lotes por causa destas cavernas, pois futuramente estas podem desabar causando acidentes. Vamos drenar os locais e depois colocar o material [cimento] que irá ajudar a fixar o material que será retirado na escavação dos túneis”, explicou o secretário.

Outra reclamação dos moradores é relativa aos alagamentos da Avenida Jerônimo Câmara nas proximidades da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que em dias de chuva ficam totalmente ilhados devido ao acúmulo das águas.

Os moradores do trecho já entregaram um abaixo-assinado a Semopi, onde pedem a interdição do local em dias de chuva intensa e a resolução dos problemas nos bueiros. Ao tomar conhecimento do fato, Tomaz Neto explicou que durante as obras uma das placas do viaduto estaiado foram colocados no local, fechando o túnel de escoamento.

“Estamos trabalhando para reorientar o túnel e os canais de escoamento e vamos estudar as medidas. Sabemos dos transtornos, mas daremos uma solução aos moradores o mais rápido possível”, informou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário