Pages

terça-feira, 18 de março de 2014

Quatro dicas que você precisa saber para se prevenir da dengue





Tradicionalmente em Natal o período que concentra os casos de dengue é nos meses do chamado período da chuva. A partir de abril, os casos de dengue estão mais propensos a subir, o que exige de todos nós esforços para evitar a proliferação da doença.

Com essas cinco dicas simples podemos prevenir a doença e nos livrar do mosquito.

1 – Previna-se com antecedência



Embora as pessoas já saibam que manter a água parada é potencialmente perigoso para dengue, a maior parte delas age quando a epidemia está ocorrendo e não antes dela. Como sabemos que o período de maior proliferação do mosquito transmissor da dengue ocorre durante o período das chuvas, o ideal é que a prevenção nos meses que antecedem esse período

Como sabemos que esse período começa em meados de abril, o ideal é começarmos a trocar a água das plantas por terra, fechar a caixa d’água, evitar que pneus e outros recipientes acumulem água a partir do mês de março, ou seja, a partir de agora. Atuar com antecedência é fundamental para diminuirmos o caso da doença neste ano.

2 – Evite o uso de inseticidas por longo período de tempo


Os inseticidas químicos funcionam para matar larvas e mosquitos, mas, com o tempo, os mosquitos passam a adquirir resistência contra eles. Essa resistência pode fazer com que o seu inseticida seja ineficiente para matar larvas e mosquito. Além desse problema, os inseticidas são tóxicos e podem causar problemas de saúde. 

É preferível usar água sanitária ou sal de cozinha, em locais que não possuam plantas.


3 – Em vez de inseticida prefira a borra de café


Um dos melhores inseticidas naturais contra a dengue é a borra de café. A descoberta foi feita pela Universidade Estadual Paulista (Unifesp) e hoje é recomendada pelo Ministério da Saúde como uma forma eficiente de eliminar mosquitos e larvas.

Além de não ser tóxica, as larvas e mosquitos não criam resistência à borra de café. Os especialistas recomendam quatro colheres de sopa de borra de café. Ela pode ser jogada sobre o solo dos jardins e hortas, na terra dos vasos ou dentro das bromélias. Mas atenção: não se deve diluí-la em água antes de aplicar.

4 – Suspeita de foco de dengue? Ligue para a Prefeitura



A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um número para a população denunciar focos de dengue em terrenos baldios ou em casas fechadas e abandonadas. Anote: 0800 281 4031. Juntos, poder público e população, podemos fazer a diferença para evitar a dengue neste ano. Participe conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário