Pages

quarta-feira, 19 de março de 2014

Secretaria de Saúde de Natal inicia campanha de prevenção à dengue


A Secretaria Municipal de Saúde começou uma campanha chamando a atenção da população de Natal para a necessidade de contribuir com o trabalho de prevenção à dengue. A campanha utilizará o rádio, TV e jornal, além das mídias sociais e material impresso que será disponibilizado nas unidades de saúde.

Trabalhando o conceito “Você já sabe o que fazer, mas precisa ser agora – Sua ação é a melhor prevenção”, a campanha de combate à dengue da SMS começa em um momento importante, que é o início do período de chuvas, quando o mosquito aedes aegypti, vetor da dengue, encontra ambiente favorável à sua proliferação.

“Acreditamos que as repetidas campanhas de combate à dengue já deram informação à população de como atuar na prevenção. Com a campanha atual estamos dando um lembrete e motivando o morador de Natal a ter atitude. É preciso que cada um busque agir no sentido de acabar com possíveis focos do mosquito, seja vedando a caixa d´água, seja não deixando no quintal recipientes que possam juntar água”, disse o secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia.

O Centro de Controle de Zoonoses da SMS também publicou, na última sexta-feira (14), o primeiro Boletim Epidemiológico da Dengue de 2014, com dados relativos aos meses de janeiro e fevereiro. O boletim acusa a ocorrência de 123 casos de dengue, sendo o Distrito Sanitário Sul o que apresenta a maior incidência de casos, 52. A incidência na população masculina é maior do que na população feminina, enquanto que, por faixa etária, a mais afetada é a dos 20 aos 34 anos.

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação para o Aedes Aegyti (LIRAa) é realizado a cada dois meses com o intuito de identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município, permitindo o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

O parâmetro considerado satisfatório para o Índice de Infestação Predial (IIP) pelo Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), do Ministério da Saúde, é menor que 1%. O índice entre 1% e 3,9% é considerado de médio risco e acima de 4% é considerado de alto risco. De acordo com o boletim, no 1º LIRAa de 2014 o IIP é de 2,8%. Este valor indica médio risco para transmissão da dengue no município de Natal.

“O plano de contingência pretende possibilitar a contenção na expansão de uma situação epidêmica, bem como contribuir para minimizar o impacto dessa situação para a rede e a população”, explicou o chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandre Tavares.

A doença

A dengue é uma infecção viral que se tornou um grave problema de saúde pública no Brasil, assim como em outras regiões tropicais do mundo. É de transmissão essencialmente urbana, ambiente no qual se encontram todos os fatores fundamentais para sua ocorrência: o homem, o vírus, o vetor e principalmente as condições políticas, econômicas e culturais que formam a estrutura que permite o estabelecimento da cadeia de transmissão.

Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor nos olhos, dores musculares, dores nas articulações, prostração e vermelhidão no corpo. A doença tem duração de 5 a 7 dias, mas o período de convalescença pode ser acompanhado de grande debilidade física, e prolongar-se por várias semanas.

De acordo com a portaria nº 104, de 25 de Janeiro de 2011, do Ministério da Saúde, a dengue é uma doença de notificação compulsória e todo caso suspeito e/ou confirmado, deve ser comunicado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o em casos de suspeita de dengue grave ou óbitos suspeito ou confirmado por dengue o cidadão ligue para o CIEVS/ Natal no número 0800-285-9435 ou 3232 9435.

Nenhum comentário:

Postar um comentário