Pages

quinta-feira, 20 de março de 2014

Tá com dengue? Beba suco e água



Você sabia que já foram registrados 123 casos de dengue em Natal durante os períodos de janeiro e fevereiro?

A maior parte das ocorrências, segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, foi no distrito sul. Apenas naquela região foram 52 casos, ou seja, 42% da incidência.

A maior parte dos infectados são homens na faixa etária de 20 aos 34 anos.

Apesar de o número ser menor que os anos anteriores, é preciso ter cuidado para evitar que tenhamos uma epidemia da doença na nossa cidade.

Mas, caso você seja infectado, é importante lembrar algumas recomendações médicas básicas.
A primeira é a de procurar um médico ou um posto de saúde mais próximo. Neste link: http://bit.ly/1eWqmYF  na aba unidades de saúde, há a listagem completa, divida por região, dos postos de saúde de Natal. Guarde bem.

Durante a suspeita de dengue uma coisa importante é a hidratação. Ela deve ser feita antes mesmo do diagnóstico médico da doença. Hidratar é importante porque a dengue retira líquido da corrente sanguínea, o que compromete a circulação e pode agravar o quadro.  



Água, suco, soro, frutas, tudo isso é recomendado para quem está com suspeita da doença. Lembrando que os sintomas clássicos da dengue são febre, dor de cabeça, dor no fundo do olho, dor muscular, dor abdominal, dor nas articulações, além de manchas no corpo.

Outra dica importante é sobre a ingestão de medicamentos. Evite a ingestão deles sem a orientação médica adequada. Remédios, principalmente aqueles com base no ácido acetil salicílico, podem ser tóxicos para quem está com a doença e podem ser determinantes para uma piora no quadro médico.

Aqui vai uma lista de remédios proibidos pelo Ministério da Saúde para quem tem dengue: http://bit.ly/1eWrzz4

É importante que o paciente com dengue fique em observação médica e em repouso, mesmo após o fim da fase febril. A dengue é uma doença traiçoeira e que exige cuidados especiais. Não vale dar mole. Afinal, precaução e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário