Pages

terça-feira, 15 de abril de 2014

UOL erra em tradução de matéria sobre as obras de Niemeyer em Natal



O portal UOL publicou nesta terça-feira a tradução de uma matéria do jornal New York Times assinada pelo jornalista Simon Romeiro e publicada no último sábado (12) no site da publicação.

A reportagem do New York Times trata sobre problemas na realização de algumas obras no Brasil. Em um trecho ele cita as duas obras de Niemeyer feitas em Natal, o Presépio de Natal, obra do Governo do RN, e o Parque da Cidade de responsabilidade da Prefeitura do Natal.

O trecho que trata que fale especificamente sobre a Natal é o seguinte:

"Other public ventures sit vacant. Officials in Natal, in northeast Brazil, spent millions on wavy buildings designed by Mr. Niemeyer, opening them in 2006 and 2008. But they abandoned them almost immediately, allowing squatters to occupy some areas; the authorities now say they have plans to refurbish the buildings". (http://nyti.ms/1l20HSi)

O portal UOL traduziu erroneamente o trecho em que fala que as autoridades têm planos para reformar a área, deturpando completamente o sentido. Segue o texto mal traduzido pelo UOL.

"Outras obras públicas também se encontram ociosas. Autoridades da cidade de Natal gastaram milhões de reais em prédios cheios de ondulações projetados por Niemeyer, que foram inaugurados em 2006 e 2008. Mas as instalações foram abandonadas quase que imediatamente após sua inauguração, permitindo que posseiros ocupassem algumas áreas. Atualmente, as autoridades dizem que não têm planos para reformar os edifícios".  (http://bit.ly/1noDYkW)

Outra inadequação da tradução do portal está no termo "squatteres", que é traduzido habitualmente como pessoas que ocupam irregularmente algumas áreas, e que foi colocado no portal como "posseiros", que tem um sentido de ocupação irregular de terras com o objetivo de se conseguir uma escritura pública.

A matéria do NYT quando cita Natal linka como referência uma outra reportagem veiculada no G1-RN em 2012 que fala sobre o problema das obras de Niemeyer na cidade. Na matéria, ela cita que o presépio de Natal - obra de responsabilidade do Governo do RN - vem servindo de abrigo a moradores de rua, não a posseiros.

A Prefeitura do Natal reafirma seu compromisso com a reforma e a manutenção do Parque da Cidade. O equipamento público passa por obras desde o ano passado e tem previsão para ser reaberto no início de junho, conforme último relatório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

A equipe de comunicação já entrou em contato com o UOL apontando tais erros e se coloca à disposição para eventuais dúvidas sobre as obras e a reforma do Parque da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário