Pages

sexta-feira, 27 de março de 2015

Natal recebe nesta terça-feira sua Pegada Ecológica

Você sabe qual é a sua Pegada Ecológica? Não? Então, poderá descobrir ao visitar o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O local será palco do lançamento da “Pegada Ecológica de Natal”, na próxima terça-feira (31), às 9h. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em parceria com o Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a WWF Brasil.
Natal foi a única cidade da região Nordeste escolhida para apresentação da Pegada Ecológica, uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo de uma população sobre os recursos ecológicos disponíveis no planeta. Este estudo, que é desenvolvido pela WWF Brasil, será entregue ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves e ao secretário da Semurb, Marcelo Rosado, em solenidade no auditório do Parque da Cidade.
A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam seus estilos de vida. Quanto maior a for a pegada ecológica, mais danos causados ao meio ambiente. 
“O WWF-Brasil escolhe uma cidade de cada região do País e Natal foi indicada pelo seu tamanho e suas características ambientais”, revela a consultora do WWF-Brasil, Meiriane Moura. Ainda segundo ela, o lançamento da Pegada Ecológica de Natal está gerando grandes expectativas.
O motivo são as mudanças que podem ocorrer nos hábitos dos natalenses, vez que a Pegada Ecológica tem como objetivo provocar alterações no estilo de vida das pessoas, tornando-os mais equilibrados e dentro dos limites bioprodutivos do nosso planeta. “Espero que esse evento consiga alcançar, sensibilizar as pessoas para uma reflexão e reduzir o impacto gerado no meio ambiente”, conclui a consultora.
O evento também vai contar com a presença de secretários municipais, estaduais do superintendente do Banco do Brasil no Estado, Sérgio Luiz Cordeiro de Oliveira, representantes da WWF Brasil, membros da sociedade civil organizada, autoridades e entidades ligadas ao meio ambiente.
WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma entidade comprometida com o fortalecimento do movimento ambientalista brasileiro e com o engajamento da sociedade na conservação da natureza. A entidade participa de uma rede internacional comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro. O WWF-Brasil identifica problemas de conservação, concebendo e implementando, geralmente com parceiros, projetos de caráter demonstrativo que apontam soluções para esses problemas; trabalha ativamente para que as soluções ou prioridades em termos de conservação sejam adotadas, gerando produtos para audiências específicas e articulando ações de políticas públicas a partir dos resultados obtidos em seus projetos ou diagnósticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário