Pages

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Projeto beneficiado pelo FIC promove reflexão sobre a cultura potiguar

Uma reflexão sobre a tradição e a contemporaneidade ao nosso redor, através de obras visuais, com foco na realidade potiguar e nordestina. Essa é a principal proposta do projeto Diálogos às Vistas, idealizado pelo Mestre em Antropologia e artista visual Jean Sartief. Selecionado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do ano passado (FIC 2014), o projeto reúne jovens e talentosos artistas residentes em solo potiguar. Em uma de suas etapas, o Diálogos às Vistas promoverá a fala “A invenção do Nordeste e outras artes”, do professor e escritor Durval Muniz de Albuquerque Junior, que acontecerá no dia 27 de abril, às 18h, na sala 30 do Deart, na UFRN, aberta ao público.

Pós-Doutor em História pelas Universidades de Coimbra e Barcelona e expressivo nome dos estudos relacionados à cultura e identidade nordestina, o professor do curso de História da UFRN Durval Muniz é autor do livro “A invenção do Nordeste e outras artes”, mesmo tema de sua fala no próximo dia 27. Nessa obra ele analisa de maneira poética e científica a evolução da região nordestina, buscando compreender o conteúdo e modalidades das bases culturais e sociais que levaram ao surgimento da região no final da primeira década do século XX, em substituição a antiga divisão regional do país entre Norte e Sul.

Além da participação do professor Durval Muniz, falas com outros convidados também deverão acontecer. De acordo com Jean Sartief, o projeto Diálogos às Vistas foi pensado para se discutir, refletir, propor, criar, efervescer dentro do conceito, ou melhor, dentro do questionamento sobre a tradição e contemporaneidade ao nosso redor. Como elas convivem? Como são suas naturezas? Até onde somos tradicionais e somos contemporâneos? Misturam-se? Separam-se? “O projeto é acima de tudo um desafio e um enigma que não precisa ser desvendado como uma resposta pronta, mas lançado como uma proposição investigativa”, explica o artista.

Nesta proposta, os jovens artistas convidados a integrar o projeto vão estabelecer um conjunto de dados e relações, numa proposição dialógica que se assemelha a uma convivência de residência artística para criarem obras a partir desses encontros que vão gerar elementos para integrar seus trabalhos. Desse convívio nascerá uma exposição de artes visuais envolvendo a temática Tradição e Contemporaneidade no Nordeste. “A ideia é que os três artistas e o coletivo envolvidos dialoguem e apresentem um conjunto de obras para uma exposição, além da construção coletiva de um texto curatorial. A tudo isso se soma a participação integrada da curadora Sânzia Pinheiro que junto comigo intermediará diversos encontros, instigando os artistas a pensarem e produzirem criativamente em suas linguagens”, explica Jean.

Participam do projeto os artistas Dora Bielshowsky (gravura), João Pedro Tavares (pintura), Isadora Gomez (fotografia) e o Coletivo ES3 (performance), que produzirão uma obra coletiva, que será doada a Funcarte e integralizada ao acervo municipal. Também será elaborado um catálogo virtual.
Jean Sartief ressalta que a exposição apresentará uma rica pesquisa poética e de linguagens de trabalhos individuais que se fundirão, tocando na reflexão sobre a própria construção, na identidade potiguar de como somos e para onde vamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário