Pages

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Professores da rede destacam a vocação para o exercício do magistério


Foto: Adrovando Claro
A professora Rossana Andréia da Silva Ferreira, 44 anos, leciona na rede municipal de Natal desde 1995, após aprovação em concurso público. Atuando no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Stella Lopes da Silva, ela tem passagem pela Escola Municipal Professor Amadeu Araújo. As duas unidades de ensino estão localizadas no bairro de Nova Natal, Zona Norte de Natal.

Rossana Ferreira faz parte do grupo de 4.088 professores que atuam diariamente nas escolas e centros municipais de educação infantil espalhados nas quatro regiões administrativas da capital. No dia do professor, celebrado em 15 de outubro, a professora conta um pouco sobre a vocação e o prazer que permanece nela ao colocar em prática os conhecimentos pedagógicos adquiridos ao longo da vida.

Vocacionada para o exercício da docência, Rossana conta que foi criada em um ambiente escolar e criou desde cedo vínculos com a sala de aula. “Minha mãe era merendeira em uma escola e eu conheci desde cedo esse universo”, afirmando que não escolheu ser pedagoga. “A pedagogia me escolheu”, disse.

Consciente do papel do professor, Rossana revela que o maior estimulo para desenvolver o trabalho diário, é acreditar que pode fazer a diferença, e que pode ser (ela) o diferencial na vida de muitas crianças, buscando sempre trabalhar nos alunos, o pensamento crítico e aguçado. “O que me deixa feliz é quando encontro ex-alunos que conquistaram espaço no mercado de trabalho e são felizes”, comemora.

Realizada com o ofício que exerce, ela conta que hoje divide o trabalho com uma ex-aluna. “Ela chegou aqui em 1996 como aluna. Hoje trabalha na nossa equipe como pedagoga. Sou muito feliz por isso”, pontua.

Quem também tem uma história de amor e dedicação com a profissão de professor é Késia Rodrigues do Nascimento, 38 anos. Depois de ser aprovada no concurso público ela foi convocada em 2005, e passou nove anos lecionando na Escola Municipal Professora Amadeu Araújo. Desde 2013, que ela integra a equipe do CMEI Stella Lopes.

“Meu desejo de lecionar surgiu na infância. Fiz o magistério e estava perdendo um pouco o encanto. Voltei a me encantar e hoje me sinto totalmente entusiasmada, a partir do momento que estou construindo novos saberes e novos conhecimentos.


A rede municipal de ensino de Natal, conta hoje com 4.088 professores. Deste total, 3.439 são graduados e pós-graduados e 649 estão na categoria de educadores infantis. 
Foto: Adrovando Claro




Nenhum comentário:

Postar um comentário