Pages

segunda-feira, 7 de março de 2016

Um dia para marcar as batalhas femininas


Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (08), a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) coordena uma série de eventos que marcam a data. “Queremos aproveitar o dia 8 de março e chamar atenção para as inúmeras batalhas que as mulheres ainda precisam empreender na busca pela conquista de espaço e de respeito na sociedade”, esclarece Aparecida França, secretária da Semul.
Entre os eventos que se realizam nesta semana estão os Fóruns Itinerantes da Semul, que acontecem nas quatro regiões da capital, começando pela zona sul – Vila de Ponta Negra, nesta quarta-feira (09), a partir das 14h. Na zona oeste – Felipe Camarão, a ação está prevista para esta quinta-feira (10) no mesmo horário. Na zona norte será no dia 31 e a na zona leste a data ainda depende de confirmação. 
“A ideia é levar ao conhecimento da população os serviços prestados pela Semul, além de discutir temas como enfrentamento à violência contra a mulher, empoderamento, ações, programas e políticas públicas para mulheres”, aponta Ana Cláudia Mendes, coordenadora do Departamento de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Semul.
A equipe do Centro de Referência Elizabeth Nasser da Semul também realiza uma série de rodas de conversa em diversas instituições sobre violência doméstica e direitos da mulher. Nesta semana, Aeronáutica, Hospital Psiquiátrico Severino Lopes, Jucatur, CRAS Felipe Camarão e Departamento de Assistência Social da UFRN estão entre as instituições que serão contempladas. Já o SESC contará com a participação da equipe da Semul em evento que realiza nesta terça-feira (08), em homenagem às mulheres atendidas pelo serviço.
Para a terça-feira (08) também está prevista na programação, evento que comemora o aniversário de reabertura da maternidade Leide Moraes, inauguração da Maternidade das Quintas e ação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) em homenagem às mulheres – que inclui palestra sobre segurança no trânsito e blitz de orientação na Ponte Newton Navarro, a partir das 9h.
Outras atividades acontecem em paralelo ao longo desta semana e de todo o mês de março, a exemplo do lançamento da Patrulha Maria da Penha, a partir da realização de oficina com os agentes da Guarda Municipal, prevista para a segunda quinzena de março. O Dia da Poesia, que acontece no dia 21 de março, também será lembrado dentro da programação do Dia da Mulher, com exposição de artistas que retratam a figura feminina, prevista para o dia 16 na Fundação Cultural capitania das Artes (Funcarte).
O mês será ainda contemplado com oficinas de beleza, campanha contra assédio sexual nos transportes urbanos, entrega da Medalha Nísia Floresta a mulheres que fizeram a diferença em suas atividades, entre outras ações que marcam o Dia Internacional da Mulher.
Sobre o 08 de março
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica têxtil, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica para reivindicar melhores condições de trabalho, como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas em decorrência da repressão.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica. Em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.


Nenhum comentário:

Postar um comentário