Pages

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Literatura Cantada marca manhã de quinta-feira no FLIN

Fotos Itamar Ciríaco
A literatura cantada, através da contação de histórias marcou a manhã desta quinta-feira (15), no Festival Literário de Natal (FLIN), realizado na Praça Augusto Severo, na Ribeira. O pernambucano Vinícius Viramundos encantou o público formado por crianças e professores de escolas públicas de Natal.

A professora Aleika Carvalho, da Escola Arnaldo Monteiro e a coordenadora de literatura Lenira Gurgel elogiaram a iniciativa da prefeitura. "É uma oportunidade única para essas crianças. Dá uma vivência muito grande em literatura cantada", comentou Aleika. "Nós fazemos muito isso na biblioteca da nossa escola. Significa que estamos todos no caminho certo", complementou Lenira.

Viramundos garantiu, durante toda a apresentação, a atenção e a participação da garotada. Ao final do espetáculo, retribuiu o carinho distribuindo autógrafos para todos. A primeira da fila foi a aluna do 4º ano da Escola Arnaldo Monteiro, Luíza Castilho, 10 anos. "Acho isso muito importante porque incentiva a gente a ter gosto por ler coisas novas", comentou. Colega de escola de Luíza, Leandro Douglas, 10 anos, disse que era sua segunda ida ao FLIN. "É a segunda vez que venho. Fico muito feliz. Estou com meus amigos e aprendendo muito. Hoje já vi muita coisa", revelou.

O pernambucano Vinicius Viramundo é músico desde a adolescência e descobriu as histórias, leituras e poemas quando, junto com um grupo de jovens artistas, participou da criação e gestão da Biblioteca Multicultural Nascedouro, em Pernambuco. O artista escreveu dois livros, ambos com a marca forte da oralidade e ilustrações de Cris Brady: “Quando Rato Roeu a Roupa do Rei de Roma” e “O Trem Ascenso”.

“As crianças são o futuro de nossa geração. Trabalho mantendo a tradição da oralidade para manter viva a chama do Câmara Cascudo e a melhor forma de fazer isso é trazer para elas as histórias e as lendas, tirando elas um pouco da comunicação em massa. Por isso me sinto um privilegiado de estar aqui no Rio Grande do Norte e agradeço a Prefeitura por me proporcionar essa oportunidade”, comentou Viramundos.





A manhã do FLIN ainda contou com o espetáculo Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada, dirigido por Caio Padilha e com a Sessão de Curtas – Mostra SESC do Cinema Potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário