Pages

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Planejando o futuro para melhorar o atendimento aos trabalhadores


Cerest atual atual
Um prédio moderno, com ambientes espaçosos e confortáveis, que possibilitarão a ampliação dos serviços já oferecidos aos trabalhadores da Região Metropolitana de Natal. Essa é a perspectiva da equipe que compõe o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional Natal (Cerest Natal), que aguarda com ansiedade a entrega da sede definitiva do órgão, prevista para o primeiro semestre de 2017. O imóvel, situado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, Cidade Alta, está passando por reforma.

Prédio em construção
“Estamos ansiosos para nos mudarmos para nossa nova casa, mais ampla e com espaços suficientes para aumentarmos a quantidade de serviços aos trabalhadores de Natal, melhorando a assistência e criando melhores condições de atendimento e acolhimento. Hoje, estamos em um prédio alugado, com uma boa localização, mas que não nos permite ampliar os serviços porque não podemos mexer em sua estrutura física”, explica a diretora do Cerest Natal, Tânia Barbosa.

Animada com a proximidade da mudança, ela afirma que além da ampliação dos tipos de atendimentos/acolhimentos aos usuários, a equipe trabalha com a perspectiva de aumentar o número de pessoas recebidas, que atualmente gira em torno de 800 por mês.

“Atuamos de forma limitada porque o prédio é alugado e não podemos modificar e ampliar sua estrutura, para acomodar mais serviços e atender mais pessoas. Por isso, estamos tão ansiosos pela entrega da sede definitiva. Lá, teremos salas mais espaçosas, sobretudo para Fisioterapia e Acupuntura, que precisam de um ambiente maior para que os profissionais e usuários possam ter mais conforto e comodidade”.

Além do aumento no número de atendimentos e de serviços oferecidos, há planos para a implantação do setor de Serviço Social, o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, melhorar as condições de atendimento e de acolhimentos dos usuários e de trabalho para os nossos profissionais. Orçada em pouco mais de R$ 1 milhão, a reforma do imóvel, que antes de ser cedido ao município pertencia ao Patrimônio da União, deve ser concluída no primeiro semestre de 2017.

11 anos em atuação
Criado em julho de 2005, durante a primeira gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves, o Cerest Natal é um serviço especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) e atende trabalhadores dos setores público e privado, informais, autônomos e desempregados que apresentem doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho.

Além das ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos, acolhimentos, assistência e serviço de regulação de exames, oferece atendimentos em Enfermagem, Acupuntura e consultas nas especialidades de Clínica Médica, Fisioterapia, Medicina do Trabalho, Psicologia e Psiquiatria. Atua ainda com palestras e atividades de saúde para empresas e realiza capacitações para profissionais da área.

Quem chega ao Cerest Natal passa por uma triagem no setor de Enfermagem e conforme sua necessidade, é encaminhada para o serviço adequado à situação. Os casos que não são relacionados ao trabalho são referenciados para as unidades de saúde. Tânia Barbosa explica que a saúde do trabalhador é uma rede de atenção, por isso, os casos que necessitem de diagnósticos mais precisos, com exames complexos, são referenciados para os serviços existentes nos demais níveis de complexidade atendidos pelo SUS.

Sede provisória
Antes instalado de forma precária em um imóvel alugado na comunidade de Brasília Teimosa, a sede do Cerest Natal passou a ocupar o número 769 da Rua Trairí, em Petrópolis, em setembro de 2015. A mudança de endereço representou um salto na qualidade dos serviços prestados aos usuários e nas condições de trabalhos para os servidores, pela ambiência mais adequada aos seus objetivos e à boa localização, em uma área de fácil e rápido acesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário