Pages

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Prefeitura do Natal realiza Programação Especial alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), está promovendo desde quarta-feira (30 até a próxima sexta-feira (02), programação especial alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência, no Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, no bairro de Igapó (Zona Norte).
A programação conta festa para os aniversariantes do mês, entrega de certificados de conclusão dos cursos “Reciclando com Arte” e “Pintura em Tecido” promovido pelo Departamento de Desenvolvimento e Qualificação profissional (DDQP) às mães e usuários participantes, além da realização do Carnadias, com música, lanches e brincadeiras.
As atividades realizadas, além de fortalecer os vínculos familiares e a interação entre o Centro Dia e a comunidade usuária do serviço socioassistencial, também têm como objetivo consciencializar a população sobre a importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade, motivando uma maior compreensão dos assuntos relativos à defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas”, ressalta Selma Estevam da Silva, Coordenadora do Centro Dia.
O Centro Dia oferece uma atenção integral à pessoa com deficiência em situação de dependência durante o dia e, ao mesmo tempo, serve de apoio às famílias e aos cuidadores familiares na diminuição do estresse decorrente dos cuidados prolongados. O serviço é prestado prioritariamente para jovens e adultos em situação de dependência, pessoas/famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou aqueles em situação de pobreza inseridos no CADÚNICO.
A equipe multidisciplinar do Centro Dia é composta por Coordenador; Assistente Social; Psicólogo; Terapeuta Ocupacional; e dez Técnicos de nível médio responsáveis pelas atividades de cuidados pessoais dos usuários.
O acesso ao serviço se dá por meio de demanda espontânea de membros da família e/ou da comunidade; serviço de busca ativa; de encaminhamento dos demais serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas setoriais; e ainda por meio de encaminhamento de órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Dia Internacional


O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1992, ano em que avançou a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A partir de então, a cada ano, no dia 03 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre o assunto.
A data tem como objetivo aumentar a consciência da população sobre os benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural, além de pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário