Pages

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Saúde do Trabalhador do SUS faz balanço positivo de atividades realizadas em 2016


A melhoria da qualidade de vida, por meio de ações de promoção e cuidados com as saúdes física e mental, dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi garantida ao longo de 2016 pelas inúmeras atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde do município (NSTS), do Departamento de Gestão, Trabalho e Educação em Saúde (DGTES) da pasta. 

Entre elas estão a criação e implementação das Comissões de Saúde do Trabalhador do SUS/Natal e do Protocolo Único de Conduta para Acidentes em Serviço com Material Biológico na rede municipal; implantação da Comunicação de Acidente em Serviço; estruturação da sala de acolhimento e escuta do trabalhador, na sede da SMS; comemoração de eventos alusivos à saúde do trabalhador e a realização da segunda edição do seminário, voltado exclusivamente para o tema. 

A saúde física dos servidores do SUS/Natal também recebeu atenção especial em 2016, com a ampliação do projeto Vida Saudável, que promove caminhadas semanais, com acompanhamento de educadores físicos e procedimentos como aferição de pressão arterial, glicemia e índice de massa corporal (IMC). Os servidores que atuam na sede da SMS, no Hospital Municipal de Natal e na unidade básica de São João são beneficiados ainda com ginástica laboral. 

Na área cultural, além dos eventos alusivos, houve também a realização de ações como o projeto Tenda do Conto, que surgiu a partir da necessidade dos usuários das unidades de saúde em contar suas histórias de vida e que foi hoje beneficia também os trabalhadores do SUS/Natal com um espaço de escuta qualificada. Além do II Ateliê de Dança Circular, para formação de focalizadores e da participação do NSTS na II Mostra de Saúde, em dezembro passado. 

Para o coordenador do NSTS, Alan Kardel, todas as atividades desenvolvidas ao longo de 2016 foram importantes e significativas para os trabalhadores da rede municipal, por representarem conquistas há muito desejadas entre a categoria, em especial na melhoria das condições de trabalho, que se refletem em melhor qualidade de vida pessoal de todos. “É uma gestão muito comprometida, que trabalha muito para melhorar cada vez mais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário