Pages

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Unidades de Saúde realiza ações de promoção à saúde na semana do Carnaval

A Unidade de Saúde da Família (USF) das Rocas, zona Leste de Natal, preparou uma programação toda especialpara esta sexta-feira (24), véspera de carnaval. Os servidores saíram pelas ruas da região com o 'Carnarocas'.




A ideia foi fazer um 'bloco' de rua para aproveitar o período de festas e levar informações sobre cuidados com a saúde para a comunidade. “Fizemos a distribuição de preservativos, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e outras ações de promoção e prevenção. Também realizamos a distribuição de hipoclorito”, afirmou Carlos Magno Oliveira, diretor do Distrito Sanitário Leste.

O Carnarocas seguiu até a orla da Praia do Meio, onde foi realizada uma blitz educativa com os motoristas que passavam pelo local.

Durante toda a semana, a USF Rocas já havia intensificado as ações de prevenção e promoção à saúde visando o período carnavalesco, com a realização de exames de HIV/Sífilis e a distribuição de preservativos masculinos e femininos.



“Bloco da Prevenção” leva cuidados com a saúde às ruas do Guarapes

Levando animação e informações sobre prevenção de doenças e cuidados com a saúde aos moradores do Guarapes, na zona Oeste de Natal, as equipes da unidade de saúde da família do bairro promoveram o desfile do “Bloco da Prevenção” pelas ruas da comunidade, nesta quinta-feira (23).


O diretor da USF Guarapes, Luiz Carlos Xavier, explicou que o “Bloco da Prevenção” começou com o intuito de incentivar o uso de preservativo nos moradores, para evitar a contaminação por infecções sexualmente transmissíveis e Aids, mas aos poucos, outros cuidados foram acrescidos, como, por exemplo, o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.

O bloco vai às ruas do bairro sempre às quintas-feiras antes do Carnaval, quando são distribuídos os preservativos e folders com informações e dicas básicas de cuidados para uma alimentação saudável e uma vida com mais qualidade e atenção.


“Fizemos um passeio nas principais ruas do bairro e além das orientações sobre os cuidados básicos com a saúde, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti e Às doenças transmitidas por consumo de alimentos e água contaminadas, também distribuímos preservativos para que todos possam aproveitar o Carnaval com proteção”.


CarnGuarita realiza ações de promoção à saúde

CarnaGuarita, festa carnavalesca realizada pela comunidade da Guarita, na zona Leste de Natal, foi marcada pelas ações de promoção à saúde e prevenção de doenças realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta quarta-feira (22). Durante o evento, foram feitas orientações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.



Segundo o diretor da unidade de saúde da família da Guarita, Djailson Suassuna, a festa percorreu ruas e vielas da comunidade, levando alegria e cuidados com a saúde das pessoas, principalmente com relação à prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes, como dengue, febre chikungunya e zika. 

A atividade é realizada em parceria com o conselho comunitário e o Setor de Educação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) municipal, com visitas domiciliares e distribuição de panfletos com informações sobre as formas eficazes de se prevenir e combater os criadouros dos mosquitos.  

“Trabalhamos orientando e conscientizando os moradores para participarem das atividades e evitarem dengue e zika, principalmente. Apenas uma parte da comunidade é saneada e possui esgotamento sanitário, por isso, centramos nossas ações em sensibilizar os moradores para combaterem o Aedes”. 

Djailson disse ainda que foram distribuídos preservativos, para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e frascos de hipoclorito de sódio, para purificar a água para consumo humano e assim, evitar doenças transmitidas pela ingestão de alimentos e água contaminadas por agentes patogênicos como vírus e bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário