Pages

terça-feira, 2 de maio de 2017

Cartunista Jaguar é recebido pelo prefeito Carlos Eduardo

Fotos: Alex Régis


“Para incredibilidade geral parei de beber. Parar de beber foi pior do que deixar de transar”. Foi neste clima descontraído que o cartunista Jaguar conversou com o prefeito Carlos Eduardo, na manhã desta terça-feira (2), no Palácio Felipe Camarão.

Jaguar está na capital potiguar para uma exposição de seus trabalhos e bate-papo com o público na quarta-feira (3), na Galeria Newton Navarro, abrigada na Secretaria Municipal de Cultura/Fundação Cultural Capitania das Artes (Secult/Funcarte), a partir de 19h. A entrada é franca.

Na ocasião, o prefeito Carlos Eduardo convidou o cartunista para participar do Festival Literário de Natal, em dezembro próximo, que homenageará o também cartunista Henfil, grande amigo de Jaguar. O artista topou na hora e prometeu requisitar um trabalho de cada cartunista amigo de Henfil para uma exposição sobre o irmão do sociólogo Betinho. “Henfil tomava conta de mim como se eu fosse o irmão mais novo dele”, revelou.

Por sua vez, Carlos Eduardo disse que ia com o pai Agnelo Alves todas as segundas-feiras visitar Henfil na casa dele na avenida Amintas Barros. “Na época eu era surfista e avistava Henfil na praia do meio, onde ele também morou”, recordou o chefe do executivo municipal. Henfil morou por quase dois anos em Natal na década de 1970.

No bate-papo, que incluiu o secretário de Cultura, Dácio Galvão, e o jornalista Woden Madruga, e mais tarde a reitora da UFRN, Ângela Paiva, e o presidente da Abserh, médico Kleber Morais, outros assuntos vieram à baila, como o jornal alternativo “O Pasquim”, a cidade do Rio de Janeiro, o pesquisador da Música Popular Brasileira, Sérgio Cabral, e o jornalista Luís Carlos Maciel. 

Amanhã (3), na mesa redonda, Jaguar terá a companhia de Rodrigo Brum (Tribuna do Norte), chargista potiguar vencedor do prêmio Ângelo Agostini de melhor cartunista de 2015, e do jornalista Woden Madruga (Tribuna do Norte).

Desde os anos 1970 que o cartunista carioca frequenta Natal, quando seu amigo Henfil tinha residência fixa na cidade. A exposição trará obras publicadas no jornal carioca O Dia, obras dos últimos meses de trabalho e também outras antigas. No total, serão 63 peças expostas e que poderão ser adquiridas pelo público, fato inédito.

Jaguar foi o pseudônimo adotado por um dos maiores cartunistas brasileiros da história. Fundador de "O Pasquim", em 1969, e criador do ratinho Sigmund, ele recebeu na pia batismal o nome de Sérgio de Magalhães Gomes, tendo nascido no dia 29 de fevereiro de 1932, no Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira de cartunista aos 20 anos de idade, em 1952, na revista Manchete. Até então era um funcionário do Banco do Brasil e subordinado ao compositor Sérgio Porto, que o convenceu a não deixar o emprego em favor do humorismo, mas parece que não adiantou.

O público natalense terá a oportunidade de assistir um histórico bate-papo e ainda apreciar as obras de Jaguar de forma inédita. Como disse em entrevista antes de sua chegada: “Quero voltar à cidade onde Henfil foi feliz”, comentou o lendário cartunista.

Exposição e bate-papo com Jaguar
Dia: quarta-feira, 3 de maio, às 19h.
Local: Galeria Newton Navarro (Secult/Funcarte). Avenida Câmara Cascudo, Cidade Alta.
Informações: 3232-4956.
Realização: Prefeitura do Natal.

Entrada franca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário