Pages

domingo, 4 de junho de 2017

Centro de Produção de Mudas da Mata Atlântica será inaugurado no Parque da Cidade


Visando cumprir os objetivos da Unidade de Conservação, a Equipe Técnica do Parque Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte transformou o local onde restavam as instalações do seu antigo canteiro de obras em um espaço favorável à implantação e operação de um viveiro de mudas, que será inaugurado nesta segunda-feira (5), na solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente, a partir das 9h.

A existência de áreas degradadas dentro dos limites do Parque e no seu entorno e a pouca disponibilidade de mudas selecionadas de vegetação nativa têm sido os principais desafios para as ações de manejo ambiental da unidade de conservação. Diante desta situação, o projeto permitiu a viabilização de uma estrutura física para a produção de mudas nativas de mata atlântica, a serem introduzidas dentro do próprio Parque da Cidade, conforme orientações técnicas e Plano de Manejo da área.



Localizado na Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1) estabelecida pelo Plano diretor de Natal, o Parque da Cidade une duas regiões administrativas (Sul e Oeste), abrange 13 bairros no seu entorno, com dois acessos públicos, (um pelo lado Sul -Avenida Prefeito Omar O'Grady - Candelária) e outro pelo lado Oeste - Rua Santo Amaro – Cidade Nova). A unidade de conservação possui uma área de aproximadamente 150 hectares que tem a importância de conservar os recursos naturais, com destaque para a proteção do manancial de água subterrâneo, apontado por especialistas como um dos mais importantes de Natal. Os tipos de vegetação identificados nessa região correspondem a três formações naturais: a vegetação de tabuleiro, a mata atlântica e a vegetação de duna.

Antes

A produção de mudas em parques e demais áreas de preservação é de fundamental importância. O plano de manejo da ZPA-1 alerta inclusive a sua necessidade, diante da existência de áreas degradadas passíveis de recuperação. Atualmente o principal uso das mudas nativas está voltado à recuperação e restauração de áreas degradadas e reflorestamento, tanto em áreas urbanas quanto rurais e, em menor escala, utilizam-se mudas nativas para ornamentação e arborização de espaços urbanos. Para que estas mudas atinjam um padrão de alta qualidade é preciso o desenvolvimento de pesquisas na área de produção e no ciclo de produção, de forma correta, com baixo custo, e com mudas que apresentem parâmetros morfológicos e fisiológicos adequados, para que as mesmas sobrevivam após plantio.

Depois
Os equipamentos (viveiro de mudas, salas de apoio, vias delimitadas e áreas irrigadas) abrangem uma área de aproximadamente 500m² e foram elaborados dentro de uma proposta sustentável, com a utilização de metodologias simplificadas de construção, sendo grande parte da matéria-prima destinada à sua estrutura proveniente de doações, contrapartidas, apreensões legais, além do reuso de materiais disponíveis no Parque, como troncos de carnaúba e sobras diversas do canteiro de obras original.

O Centro de Produção de Mudas de Espécimes da Mata Atlântica - Parque Natural Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte foi totalmente implantado pela própria equipe do seu quadro efetivo, composta por Biólogos, Ecólogos, Tecnólogo Ambiental, Técnico Agrícola, Engenheiro Civil, Economista, Auxiliares de Campo dentre outros. “Esta é uma realização de grande alcance socioambiental que resultou em “custo zero” para a Prefeitura Municipal de Natal, que obteve uma economia de aproximadamente R$ 200.000,00 (Duzentos mil reais) para os cofres públicos contando com doações e parcerias. Com isso, nós mostramos que com boas ideias, com boa vontade e uma equipe comprometida com o servir ao público, é possível fazer o melhor para o contribuinte”, assinala o gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora.

Com o novo equipamento, a expectativa é que haja uma produção de mais de 6.300 mudas a cada 12 meses, além da criação de um espaço destinado ao desenvolvimento de pesquisas científicas e ações de educação ambiental, onde grupos de estudantes poderão visitá-lo mediante agendamento prévio. 

Fotos: Fernando Medeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário