Pages

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Escola Municipal Adelina Fernandes promove Festival Folclórico

Foto: Manoel Carlos
Um festival folclórico movimentou a quadra da Escola Municipal Professora Adelina Fernandes, localizada na Zona Norte de Natal, durante a manhã desta quinta-feira (31). Denominado “Todo Mundo Junto e Misturado”, o evento contou com apresentações de dança, teatro e cordel sobre o folclore brasileiro que exaltaram as regiões Norte e Nordeste, além da cultura afro-brasileira

A programação contou com interpretação de música dos cantores da terra Pedro Mendes e Carlos Zen sobre a cidade litorânea, a pesca o rio Potengi; apresentação de feira de mangaio, representando o sertão nordestino; elementos da cultura afro; apresentação de Carimbó, ritmo típico da região Norte do Brasil; leitura de cordel, além de uma encenação baseada no conto “Couro de piolho” de Luís da Câmara Cascudo. Ao todo, foram sete trabalhos, os quais envolveram cerca de 60 alunos, que representaram suas turmas.

Idealizado pela professora de Educação Física, Raíssa Bianca Melo, o projeto permitiu aos estudantes aprender sobre o trabalho de renomados representantes da cultura do Brasil como Patativa do Assaré. “Acho interessante mostrar a cultura do nosso país, mostrar as raízes e resgatar os valores culturais que foram passados de geração para geração. Essas apresentações no palco são riquíssimas para nossos alunos porque eles vão aprender a expressar e explorar o corpo, a enfrentar seu medo de subir ao palco”.

Entusiasta das atividades artísticas dentro da escola, a diretora pedagógica da unidade de ensino, Rosalba de Medeiros, contou que o evento vem sendo organizado desde o início do mês, ressaltou a importância de trabalhar valores culturais com o festival. “Através do teatro mostramos o legado dos nossos antepassados, o que a gente aprendeu com a nossa família. Eu considero um momento ímpar dentro da escola. A escola não pode deixar de fazer essas coisas, porque quando uma criança se propõe a estar no palco, a vida inteira ela vai levar isso”.

A aluna Letícia da Costa, de 11 anos, integra o grupo de dança desde o início deste e falou sobre a preparação para o evento. “Foi uma experiência boa, porque como a gente apresentou com crianças menores, nós tivemos que ensinar, ter paciência, e foi uma ótima experiência. Eu participava de ensaios durante um tempo bom para aprendermos as coreografias e ensinar para os pequenos”.

De acordo com a aluna Tamires Vitória das Chagas, de 14 anos, também do grupo de dança, foi muito válida a oportunidade de se apresentar no festival. “Minha apresentação foi sobre as belezas de Natal. Foi legal, bem interessante, uma experiência nova. Eu já tinha apresentado outras vezes, mas não com os pequenininhos, só com os maiores do 5º ano, das sérias mais avançadas. Nós ensaiamos muito”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário