Pages

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Uma semana dedicada à tecnologia e inovação para cidades inteligentes e humanas


A semana que passou colocou Natal no foco do debate sobre inovação tecnológica com a realização do IEEE Summer School on Smart Cities (S3C-2017), evento internacional que aconteceu pela primeira vez no Brasil. O evento foi promovido e aconteceu no Instituto Metrópole Digital (UFRN) com palestras e estudos de problemas da cidade do Natal, apontados pela prefeitura na área de Saúde, Educação, Urbanismo e Meio ambiente, Assistência Social, Segurança Púbica, Mobilidade Urbana e Limpeza Pública.

Os "Desafios da Cidade" foram objetos de estudo dos grupos de trabalho, que deveriam apontar soluções tecnológicas como solução. Ao final, a comissão cientifica do evento elegeu três grupos: Segurança, na categoria "empoderamento do cidadão"; Urbanismo e Meio-Ambiente, que tratou da revitalização do Centro Histórico, na categoria "engajamento da cidade"; Educação, categorizado em "visualização de dados".

Os 3 trabalhos selecionados serão continuados pelo IMD dentro do Programa Natal Cidade Inteligente e Humana e Smart Metropolis, parceria que a Prefeitura do Natal mantém com aquele instituto tecnológico sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento. Segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico da Sempla, Irani Santos, há possibilidades dos demais temas também serem abraçados pelo IMD.

"O evento foi muito produtivo e apesar de ser um evento tecnológico teve um olhar muito voltado para o social", avaliou Irani Santos. Para ela "nesses cinco dias de evento, fizemos o exercício que se faz no dia-a-dia com o Instituto Metrópole Digital (IMD) dentro do nosso Programa Natal Cidade Inteligente e Humana, buscando soluções para os problemas vivenciados pela cidade. Mas tivemos uma visão ampliada pelos participantes e, principalmente, pelos palestrantes de nível internacional, verdadeiras autoridades sobre inovação e tecnologia". 

Diversos técnicos da Prefeitura do Natal participam do IEEE Summer School on Smart Cities (S3C-2017). Natal integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e a Rede de Human Smart Cities e já tem uma lei possibilitando a criação de Parque Tecnológico. 

Palestrantes e palestras: 
Gilles Betis, engenheiro e CEO da OrbiCité (França), "Uma perspectiva prática sobre design inovador para cidades inteligentes";  Derrick de Kerckhove, professor da University of Toronto (Canadá) / Università degli studi di Napoli Federico II (Itália) / Universitat Oberta de Catalunya (Espanha),"Felicidade urbana, modos e meios";
Aaron Deacon, professor associado de Engenharia na Thayer School of Engineering at Dartmouth (EUA), “Estudo de caso de Kansas City"; Rosaldo Rossetti, da Universidade do Porto (Portuga), abordou o tema "Mobilidade inteligente: problemas e oportunidades". Álvaro de Oliveira, coordenador da Rede de Human Smart Cities e professor da UFRN e da Aalto University (Finlândia), " Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas"
Joel Rodrigues, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Brasil, “Internet das coisas em cidades inteligentes: desafios e perspectivas". 

Amro M. Farid, professor Doutor de Engenharia na Thayer School of Engineering at Dartmouth (EUA), "Estado da arte e melhores práticas em integração de energia renovável e resposta à demanda";  José Roberto de Marca, membro-titular do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia (CCT) e membro do Conselho Consultivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, "Um futuro inteligente: desafios e oportunidades"; Kiev Gama, Doutor em Ciência da Computação pela Université Joseph-Fourier/Grenoble-I (França), "Explorando o potencial da competição de aplicativos civis"; Nelson Fonseca, Doutor em Engenharia da Computação pela University of Southern California (EUA), "Computação em nuvem para cidades inteligentes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário