Pages

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Quarenta guardas municipais de Natal iniciam curso de aperfeiçoamento em segurança pública



O Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) iniciou nesta quarta-feira (11) o Estágio de Qualificação Profissional com carga horária de 90 horas voltado para um contingente de 40 guardas municipais. A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Departamento de Polícia Federal (DPF\RN) e a Prefeitura Municipal do Natal, que prevê anualmente curso de reciclagem de todo o efetivo, com intuito de manutenção do porte de arma de fogo institucional.

A aula inaugural da qualificação abordou a disciplina “Procedimentos em Delegacia de Polícia” e foi ministrada pelo agente de Polícia Civil Alexandre Silva. Na ocasião foi passada para os guardas municipais a circunscrição de cada DP da capital, como também informações para agilizar os procedimentos de prisão e ocorrências que são finalizadas nas delegacias policiais.

A equipe técnica do Subcomando de Instrução da GMN elaborou a matriz curricular do aperfeiçoamento operacional, que foi submetida à apreciação do setor responsável da Polícia Federal e plenamente aprovada. As disciplinas abrangem um conteúdo teórico e prático com ênfase no manuseio e utilização do armamento letal, abordando ainda as temáticas de Técnicas e Procedimentos Operacionais da GMN, Armamento e Tiro Prático, Condicionamento Físico, Direito Penal, Defesa Pessoal, Controle de Distúrbio Civil, Uso Progressivo da Força, e Prática de Tiro Policial.

Cada guarda vai ser ainda submetido à reciclagem no uso do armamento letal com a deflagração de tiros em ambiente apropriado a esse tipo de treinamento. As instruções são ministradas pelo corpo de instrutores da instituição e conta com a participação dos profissionais lotados em instituições parceiras da GMN. O curso segue até o dia 31 deste mês.


Segundo o subcomandante de Instrução da GMN, Sousa Filho, a capacitação está plenamente adequada à carga horária do serviço desenvolvido pelo guarda municipal e compreendida dentro da escala operacional no efetivo convocado. “A capacitação faz parte do serviço do agente e este deve comparecer devidamente uniformizado de acordo com o exigido em cada instrução. Ressaltamos ainda que esses guardas já dispõem do porte de arma de fogo com validade em todo o RN e que o Curso vem como uma ferramenta de renovação desses portes”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário