Pages

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Escola Municipal Amadeu Araújo promove III Mostra de Conhecimento “Direitos Humanos em Educação”


Cerca de 1.200 alunos da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo participaram da III Mostra de Conhecimento com o tema central “Direitos Humanos na Escola”, nesta quarta-feira (01). A exposição é composta por trabalhos desenvolvidos pelos alunos, orientados pelos professores do Ensino Fundamental (4º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos) numa perspectiva interdisciplinar. A unidade de ensino está situada no bairro de Lagoa Azul, Zona Norte da capital.
Fotos: Manoel Barbosa

De acordo com o diretor administrativo e financeiro Melquisedeque Jacob Alves, a Mostra de Conhecimento constitui-se num espaço de exposição e discussão das atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano letivo.


Já a diretora pedagógica Núbia Ferreira de Castro, falou sobre os objetivos da Mostra. “Compreender os direitos humanos inerentes a cada ser humano, destacando os direitos e deveres da criança e do adolescente e analisar a efetivação dos direitos humanos nos espaços sociais em que vivem família, escola e sociedade”. A diretora agradeceu ainda a colaboração de todos os professores, coordenadores, alunos e a comunidade escolar para o sucesso da Mostra.

Foram dois dias de exposição dos trabalhos, com a abertura na última terça-feira (31), e a programação contou com apresentações culturais, danças, atividades recreativas, palestras, debates, mesas redondas, cinema, lançamentos de livros, mediação de leitura e oficina de artes. Os dois corais da escola “Flor de Cactus” e “Coralibras” também se apresentaram para os estudantes.

Entre as palestras foram debatidos os temas: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Direitos Trabalhistas; Direito à Educação e o Direito de ir e vir.
Aluno do 5º ano “B”, João Paulo Queiroz Chagas, de 11 anos, apresentou os trabalhos com outros colegas de classe sobre os direitos humanos. Eu e meus colegas de turma participamos da produção de Gibis, com os temas direito à saúde, à alimentação, à família e ao lazer. O tema do meu Gibi foi “Direito a ter uma família”. Eu e meu amigo Victor Gabriel escrevemos a história e depois desenhamos e pintamos os personagens. Aprendi bastante sobre os direitos e deveres das crianças e que todos nós temos o direito de brincar, de jogar e de ter uma família”, declarou João Paulo.
  
A mediadora de leitura da Biblioteca da Escola Municipal Amadeu Araújo, Francisca Ivaíta de Souza, lançou o livro Relembranças, durante a III Mostra de Conhecimento. A professora explicou que a sua obra é puramente literária, do gênero contos de memórias. “Este é um livro onde inseri minhas memórias e lembranças, com trechos de ficção. Nesse livro eu conto muitos momentos da minha vida”.

“Fiquei muito feliz de lançar o livro neste espaço. A biblioteca é o meu lugar. Eu, juntamente com a minha colega Maria de Lourdes, conseguimos resgatar o brilho desta biblioteca, onde fomos vencedoras de um concurso de projeto de leitura importantíssimo chamado Prazer em Ler, no ano de 2012. Nós demos uma dinâmica diferenciada para o espaço, trouxemos autores e realizamos diversos momentos de leituras. O prêmio ajudou a conseguirmos o ar-condicionado, estantes novas e coloridas, almofadas e tapetes”, comentou a professora Ivaíta Souza.       


Nenhum comentário:

Postar um comentário